Buscar
  • Rodynele Mota

Converse Sabiamente com Pessoas



Olá! Como você está? Rodynele Mota outra vez, por aqui.


Como andam os seus relacionamentos? Sabe aquele momento durante uma conversa com algum amigo, colega, parceiro de negócio, que você adora falar sobre você, sobre seus feitos, suas vitórias?


Talvez não seja a forma mais correta para deixar os relacionamentos ainda mais agradáveis. Quer que as pessoas te admirem? Gostem de você? Te amem?


Passe a falar com elas sobre a pessoa que elas mais querem falar: ELAS MESMAS!


RESUMINDO: A outra pessoa está muito mais interessada nela mesma do que em você. O prazer de ouvir as pessoas com certeza trará grandes resultados pessoais e profissionais.


Sabe aquelas palavras que gostamos muito: Eu, meu, mim, minha. Faça um teste e troque por apenas uma: VOCÊ!


Se você conduzir os outros aos assuntos relacionados a eles mesmos, eles irão se apaixonar por você.


E você, Líder, se não passa a maior parte dos seus diálogos ouvindo pessoas, precisa mudar isso agora. URGENTE!


Faça treinamentos, cursos, assista vídeos, peça dicas a amigos, enfim… Faça algo! Sabe aquele seu liderado que tem muito potencial e você reconhece isso, que você está cobrando metas, que por algum motivo não são mais atingidas há algum tempo, e fala coisas do tipo: Desse jeito a empresa não cresce! Assim eu não baterei a meta!


E o liderado? Por que você não conversa um pouco sobre ele?


Direcione o assunto ao que está relacionado a ele. Talvez você descubra o porquê dessas metas não estarem sendo atingidas. Quando você falar com seu interlocutor a respeito dele próprio, ele ficará profundamente interessado e incrivelmente fascinado. Se você falar com as pessoas somente sobre você, estará trilhando o caminho errado, possivelmente criando uma “barreira” enorme nos seus relacionamentos.


Uma Super DICA: Pergunte às pessoas com quem você convive, se é um bom ouvinte. Não tenha medo. Tenha humildade para ouvir e mudar o comportamento se for preciso.


Tem um trecho de um livro que li recentemente (Como convencer alguém em 90 segundos), que trata muito bem essa questão de receber e aceitar feedbacks para que possamos evoluir. Veja só:


“Aqui vai um fato da vida: todo comportamento é um vai e vem de feedback.


Você quer algo, você busca isso.


Se você falha, pode tentar a mesma coisa de novo; ou então pode perceber o que a primeira tentativa ensinou a você (feedback), redesenhar a sua estratégia e só então tentar de novo.


Receba mais feedback da sua segunda tentativa e continue mudando e aprimorando a sua tática, até conseguir o desejado.


TENTE E APRIMORE, TENTE E APRIMORE. NÃO HÁ FRACASSO, SOMENTE FEEDBACK. Com a certeza que contribuí um pouco com a sua vida pessoal e profissional, fico por aqui.


Lembro que o meu canal no youtube está no ar. Dá uma olhadinha e se inscreve lá. Tem dicas especiais.


E lembre-se sempre: "Se deseja algo intensamente, esgote as possibilidades"



Rodynele Mota

Gestor de RH, Consultor e Palestrante

6 visualizações0 comentário